Como escolher o melhor sistema de purificação de água para o setor hospitalar?

Se você acompanha o nosso blog, já sabe o quão importante é o tratamento de água realizado no ambiente hospitalar. Com isso em mente, não podemos deixar de entender como esse processo é realizado, mas, acima de tudo, como definir o melhor sistema para purificação de água.

Isso se dá pelo fato de que, no ambiente hospitalar o uso de água livre de particulados e microrganismos, é mais do que necessário. Dessa forma, sendo fundamental um protocolo de filtragem e, mais do que isso, de purificação.

Aliás, esse é outro ponto que precisa ficar claro, e nós explicaremos tudo para você obter os melhores resultados na sua empresa.

Ficou curioso para saber como implementar o melhor sistema de purificação da água para o ambiente hospitalar? Acompanhe o texto, pois, tiraremos todas as suas dúvidas.

Diferença entre filtração e purificação

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é preciso entender que a filtração é parte de um processo de purificação. Desse modo, é parte de um sistema ainda maior de tratamento de água.

Assim, envolve, além da filtração mecânica, diversos outros fatores que potencializam os resultados obtidos com o tratamento realizado no seu hospital.

Além disso, é o uso de processos de filtração que se dá, não só no tratamento de água para consumo, mas também, no tratamento de efluentes para o descarte adequado.

Dessa maneira, sendo um processo importante em todas as etapas do tratamento de água e esgoto, principalmente, quando falamos de ambientes com tantos riscos biológicos, como nos hospitais.

Entretanto, apesar de muitos pensarem assim, a filtração não é a única etapa de um sistema de purificação de água. Afinal, isso requer um olhar atento a diversos pontos do processo, como: armazenagem, distribuição e muitos outros.

É por isso, que trouxemos todas essas etapas, para facilitar a escolha de profissionais como você, ao priorizar a qualidade da água oferecida aos seus pacientes e colegas profissionais. Veja a seguir!

Quais as etapas do sistema de purificação de água?

É importante ressaltar, logo de início, que as etapas atribuídas ao tratamento de água são diretamente relacionadas à finalidade de consumo. Desse modo, quando falamos de um ambiente hospitalar, a qualidade e o nível de pureza do recurso devem ser superiores.

Por isso, não se assuste com todos os requisitos para se obter o máximo desempenho em filtração para o seu ambiente de trabalho. Afinal, somente assim você vai conseguir entregar saúde e segurança para os seus pacientes.

Além disso, as recomendações que daremos a seguir, estão de acordo com os processos laboratoriais e médicos para tratamento de Água para Higiene de Materiais de Saúde (CME). Confira!

fluxograma de sistema de purificação de água

Pré-filtragem no sistema de purificação de água

O processo de filtração inicial, visa a retenção de minerais, microrganismos e particulados maiores. Para isso, recorrem a uma série de dispositivos que são responsáveis por essa retenção.

Além disso, é importante ter em mente que, apesar da água distribuída pelo serviço público ter um grau de potabilidade ideal, quando falamos de procedimentos médicos o cuidado deve ser redobrado.

Desse modo, é preciso evitar que a presença de minerais, sedimentos em suspenção e agentes oxidantes prejudiquem a recuperação do seu paciente.

O processo de pré-filtragem pode ser dividido em 4 partes, cada uma delas sendo responsável por um determinado grau de retenção. Além disso, voltamos a ressaltar que todas essas etapas podem apresentar diferenças, a depender da qualidade do recurso a ser filtrado. Bem como, sendo de extrema importância a definição dos objetivos e usos da água.

Entre essas etapas, estão:

Filtro multimídia

Essa é a etapa responsável pela remoção de forma mecânica de particulados de até 15 micra (μm). Para isso, a água é transportada através de um tanque que contém diversos meios filtrantes. Entre eles:

  • Seixos rolados;
  • Antracita;
  • Quartzo;
  • Entre outros.

Abrandador

É o processo que visa a utilização de resinas iônicas com o intuito de reduzir os teores de cálcio e magnésio na água, através de um processo parcial de troca iônica.

Quando a água passa pelo leito de resina catiônica, os íons cálcio e magnésio, Ca2+ e Mg2+, solúveis na água, são retidos e os íons sódio, (Na+), da resina, liberados para a água.

Leito misto

Comum na indústria farmacêutica, por conta do alto controle de sais, esse processo de filtração utiliza o a junção de resinas catiônicas e aniônicas. Mas, dessa vez, misturadas no mesmo tanque.

Carvão ativado

Já o carvão, é utilizado devido a sua grande capacidade de absorção. Desse modo, sendo responsável pela remoção de substâncias como o cloro, moléculas de líquido ou gases que se ligam à superfície de um sólido ou líquido, matéria orgânica e demais componentes ainda presentes na água.

Osmose reversa

A osmose reversa é outra etapa do sistema de purificação da água. Tem como finalidade a remoção de substâncias orgânicas e inorgânicas, podendo reter particulados inferiores a 0,001 μm. Para isso, é necessária uma pressão externa que força a passagem da água através de uma membrana semipermeável, responsável pela separação de particulados da água.

Lâmpada UV

Depois de todos os processos de filtração, a água purificada deve ser armazenada. Entretanto, por ser isenta de cloro, a sua recontaminação é questão de tempo. Por isso, é preciso mantê-la em movimento, através do seu sistema de distribuição.

Além disso, é importante fazer o uso de lâmpadas UV, que atuam no retorno da água no tanque, com o papel de causar a inativação de microrganismos. Dessa forma, impedindo que eles se proliferem ou que causem mal aos seus pacientes e equipe.

Qualidade, manutenção e fornecedores responsáveis

Agora que você já sabe como funciona o sistema de purificação da água, é importante saber como encontrar os melhores componentes. Afinal, você percebeu que são muitos detalhes e a qualidade faz a diferença.

Por isso, é preciso procurar por fornecedores confiáveis que possuam experiência no mercado e, principalmente, com o setor hospitalar.

Assim, você poderá ter a certeza de contar com equipamentos eficientes, além de um atendimento especializado para assegurar a manutenção adequada e estender a vida útil do seu sistema de purificação de água.

Esperamos que você tenha gostado das dicas. Não se esqueça de acompanhar as nossas redes sociais para não perder textos como esse. Você também pode acessar o nosso blog e conferir outras matérias que publicamos por lá. Até a próxima!