Projeto e dimensão dos tanques FRP para armazenamento de vasos de pressão

A seleção de tanques feitos de FRP (Fibra de vidro reforçada com plástico) para o armazenamento de vasos de pressão, desempenha um papel crucial devido à sua resistência à corrosão, durabilidade e facilidade de manipulação.

Com isso, o FRP transforma-se em um protagonista, quando o assunto é a conservação de outros componentes, abrangendo o ramo alimentício e químico.

Essas propriedades fazem parte de uma escolha vantajosa para uma quantidade de indústrias e aplicações que envolvem o armazenamento de substâncias sob pressão.

Portanto, os projetos devem ser elaborados por engenheiros qualificados. Assim, é possível suportar altos níveis, gerando uma ampla resistência contra esses fatores externos.

Então, continue a leitura para descobrir mais informações!

O que é um tanque em FRP?  

Os tanques de FRP, compostos por de fibra de vidro, são usados como reservatório, proporcionando resistência e reforçando sua estrutura e durabilidade com o uso do plástico.

Além disso, possuem bocais de entrada e saída que simplificam o processo de abastecimento e drenagem.

Dessa forma, o seu processo de fabricação, oferece a flexibilidade de criar tanques para diversas finalidades, e uma das principais vantagens desse material, é a capacidade de adaptação em diferentes configurações industriais.

Há uma seleção que preserva a integridade de materiais armazenados e desempenha uma alta performance, por causa da leveza, dispensando alternativas metálicas.

Em vasos de pressão, ele é responsável por conservar o fluido pressurizado e protegê-lo da corrosão, proporcionando resistência mecânica.

Para atender essas demandas, siga as normas estabelecidas por lei e orientações do fabricante, ou seja, priorize a sua segurança e da equipe.

Vasos de pressão: versatilidade, vantagens e considerações

Os vasos de pressão normalmente lidam com substâncias corrosivas ou agressivas. Por isso, os tanques desempenham um papel notável em relação a preservação.

Uma das características que facilitam o manuseio desses componentes é a leveza dos tanques, tornando o transporte e a instalação mais eficientes, principalmente em aplicações industriais.

A realização de testes de pressão hidrostática e inspeções rigorosas antes da sua colocação, objetivam garantir a segurança operacional, ambiental e reduzir o risco de acidentes durante a aplicação.

Um dos padrões mais usados nacionalmente e internacionalmente, são baseados nas diretrizes exigidas pela NR13, que definem especificações de fabricação que estão relacionados ao armazenamento do componente.  

Portanto, como engenheiro, mantenha-se atualizado, pois, as normas são revisadas e atualizadas periodicamente para melhorar as práticas e os avanços na tecnologia. Dessa forma, você está pronto para qualquer imprevisto.

Como evitar vazamentos e contaminações de vasos de pressão?

Embora o FRP seja durável, a prevenção regular é essencial para evitar vazamentos ou contaminações, garantindo o desempenho contínuo dos vasos de pressão.

Além disso, existem diversos fatores externos que podem afetar o seu funcionamento, sendo eles: condições ambientais, produtos químicos e pressão interna.

Para evitar danos, realize a limpeza adequada e inspecione. Assim, você reduz o risco de rachaduras ou corrosões que possam comprometer a integridade estrutural do tanque ou vaso de pressão.

Não esqueça de realizar a monitoração adequada. Através de sensores de pressão, você detecta vazamentos em tempo real.

Entenda a importância da manutenção:

Segurança

A manutenção auxilia na identificação e correção de qualquer risco de vazamento ou ruptura que possa representar perigo a segurança operacional ou ambiental.

Eficiência operacional

Tanques que estão em bom estado de conservação funcionam melhor. Para evitar perdas significativas, realize manutenções regulares e economize recursos ou custos operacionais. 

Redução de custos

Detectar problemas precocemente permite a realização de reparos menores e evita custos significativos ou substituição.

Ao realizar essas estratégias, é possível evitar problemas maiores. Lembre-se de ter procedimentos de emergência claros, e planos de evacuação para responder a qualquer problema atípico.

engenheiros-apertam-a-mao

Invista em fornecedores confiáveis

Agora que você entendeu a importância do tanque de FRP para realizar o armazenamento de vasos de pressão, selecione fornecedores confiáveis que prezam pela qualidade na produção desses componentes.

Confira os requisitos que você deve seguir, antes de escolher um:

Atendimento personalizado

Empresas que se preocupam com a comunicação, estão dispostas a tirar todas as suas dúvidas. Isso significa que você não terá problemas relacionados ao produto.

Variedade no estoque

Sabemos da necessidade de encontrar produtos na hora certa. Por isso, é essencial que o fornecedor tenha uma ampla gama de componentes disponíveis.

Tempo de garantia

Atualmente, existem empresas que disponibilizam até 2 anos de garantia aos tanques de FRP. Isso costuma ser um diferencial, pois, é um tempo consideravelmente ótimo.

Certificação

Como você pode ver no artigo, é muito importante que os produtos estejam seguindo as normas regulamentadoras. Por isso, dê preferência para componentes certificados.

Proteção UV

A corrosão é um dos principais vilões de equipamentos industriais. Então, investir em tanques com proteção UV, é fundamental para evitar problemas como esse.

Ao seguir essas instruções, você conseguirá desenvolver relacionamento com um fornecedor de qualidade.  

Esperamos que você tenha aproveitado a leitura!

Nos vemos breve!