Produção agrícola: veja os principais componentes para utilizar na sua plantação

Dentro da produção agrícola, é importante ter ao seu lado ferramentas que garantam a saúde das plantas e que sejam eficientes, portanto, dê preferência às que auxiliem na eficácia dos fertilizantes. 

Desse modo, é essencial entender a importância de cada elemento dentro da agricultura para ter uma escolha assertiva e evitar qualquer tipo de danificação na área. Dentre eles, a irrigação, regulação do solo e qualidade da água são essenciais.

Por isso, é importante se atentar a esses fatores, assim como entender que a água é um recurso crítico dentro da produção agrícola. Então, é essencial que seja feita a gestão eficiente desses processos.

Quer descobrir como incluir essas estratégias na sua plantação, desenvolvendo uma ação sustentável e considerando os aspectos da escassez hídrica?

Confira o artigo completo que preparamos para que você!

O que é necessário para ter uma boa colheita?

Caso a necessidade de ter uma plantação sustentável não seja prioridade, sugerimos que você reflita e analise o cenário atual. Apesar de ser um grande desafio para os agricultores, é essencial se adaptar a essas mudanças.

Porém, para que esse plano dê certo, aconselhamos que considere alguns componentes para uma boa produção agrícola. Confira abaixo, os elementos necessários para esse processo:

Preparação do solo

O solo é a base de uma plantação sólida. Por isso, ele deve ser fértil, contando com a devida preparação. O que inclui a realização de testes para entender suas características.

Além disso, após essa análise, é possível se basear nos resultados e identificar o que é necessário para o solo. O ideal, é que sejam utilizados fertilizantes orgânicos ou sintéticos para suprir as necessidades nutricionais das plantas.

 Monitoração do plantio

Em qualquer local, independente do segmento, é necessário realizar o monitoramento para entender as necessidades do que está sendo cultivado.

Por isso, a observação é uma ótima ferramenta para entender como os processos funcionam, identificando com antecedência alguma deficiência com o intuito de solucioná-la.

Práticas de cultivo 

Lembre-se de ficar atento à forma como você cultiva as suas plantas. Isso significa realizar o espaçamento correto e dar o suporte necessário para elas, evitando possíveis doenças, o que contribui para o desenvolvimento saudável das mesmas.

Com base nessas dicas, acreditamos que você colherá ótimos resultados na sua produção agrícola, levando em consideração práticas respeitosas e eficientes.

Aproveite para conferir sobre o recorde de safras e identifique as principais noticias da economia rural para se manter atualizado. 

Qual produto é mais indicado para a produção agrícola?

Para otimizar a produção agrícola, é necessário selecionar produtos adequados e eficientes. Isso porque, a agricultura demanda uma abordagem mais criteriosa, que priorize o alcance dos resultados.

Desse modo, indicamos entender que diversos fatores podem influenciar na seleção de um componente. Sugerimos que você analise o solo e as condições climáticas da região para tomar uma decisão bem embasada.

Sobretudo, considere a sazonalidade, ciclo de cultivo e também a resistência a pragas e doenças, bem como, impactos ambientais que devem ser avaliados. Lembre-se de garantir que esses fatores sejam seguidos.

Além disso, a busca pela produtividade não deve comprometer a sustentabilidade. Isso significa que se deve evitar a utilização de produtos químicos em excesso, pois, ele pode contaminar os recursos hídricos.

A escolha do produto ideal deve equilibrar o aumento de rendimento com a preservação dos recursos naturais. Neste caso, sugerimos que sejam utilizados insumos para tratamento de água.

Confira mais informações no próximo tópico!

Entenda tudo sobre a irrigação com a troca iônica!

Não há dúvidas de que a produção agrícola precisa atender uma alta demanda em relação a alimentação global. Porém, há um desequilíbrio entre cuidados com o solo e crise hídrica.

Por isso, percebendo essa dificuldade, o mercado foi se modernizando e criando alternativas para auxiliar os agricultores a buscarem sistemas mais eficientes, como a irrigação com troca iônica.

É um método avançado onde as resinas carregam eletricamente os íons e liberam os mesmos na água, resultando em uma série de benefícios para o ambiente de cultivo.

Veja todos os benefícios: 

Conservação da água

Quando são utilizados sistemas convencionais de irrigação, a chance de desperdício hídrico é alta, devido à drenagem excessiva e evaporação.

Enquanto que a troca iônica auxilia na retenção da água no solo por um grande período de tempo, reduzindo a necessidade frequente de reaplicação desse líquido.

fertilização-de-uma-planta
fertilização de uma planta

Uso de nutrientes

Curiosamente, o sistema de troca iônica retém e libera nutrientes essenciais para a sua produção agrícola, como o nitrogênio, potássio e fósforo, levando em consideração a necessidade das plantas.

Dessa forma, permite uma distribuição equilibrada das substâncias essenciais na sua plantação, resultando em solos mais saudáveis.

Redução de poluentes   

Um dos problemas mais comuns em todos os tipos de solos, é a lixiviação – processo natural que retira os seus nutrientes.

Geralmente, são processos que ocorrem em regiões tropicais e equatoriais. Porém, é possível minimizar esses impactos, utilizando as resinas de troca iônica.

Agora que você entendeu como esse insumo é uma ótima ferramenta para a sua produção agrícola, nós queremos apresentar o parceiro ideal para te acompanhar nessa jornada.

Com mais de 10 anos no mercado de purificação e filtração de água, a BFilters é a principal fornecedora de insumos do país, e conta com a mais alta tecnologia na fabricação de resinas de troca iônica.