Como o controle de pH da água é usado em aplicações industriais?

Quem trabalha em indústria precisa lidar com processos diariamente, alguns novos, outros antigos, como, por exemplo, medir o pH da água. Será que existem tecnologias que podem otimizar esse processo?

Ainda falando sobre a automatização, nos últimos tempos, o mercado trouxe soluções que facilitaram muitos processos industriais, para que não impactassem na entrega do produto final.

Apesar de a tecnologia ter contribuído para isso, existem muitos termos técnicos na comunidade e hoje estamos aqui para descomplicar esse “tequinês”. Para que você entenda bem, como identificar mais informações sobre o assunto.

Por fim, veja qual é o instrumento ideal para fazer essa medição e entender as principais consequências do PH da água fora do padrão.

O que é pH da água?

Será que a água que completa grande parte do nosso planeta é igual em todos os locais? Pois é, essa dúvida já pode ter surgido na sua cabeça, e acreditamos que desde a escola, não é mesmo?

Primeiramente, precisamos ser sinceros: a água não é igual em todo lugar, muito menos em uma indústria. Ela precisa atender alguns requisitos de qualidade, como por exemplo salinidade. Calma, que aqui não tem “téquinês”.

Mas afinal, o que é o pH da água?

A água possui muitas substâncias que não conseguimos enxergar a olho nu. Então, isso significa que, quando ela apresenta um aspecto carregado, talvez o tal de “pH da água” esteja elevado. Ela é classificada em números, justamente para entendermos o nível em que a mesma se encontra, dentre 0 a 14.

Sendo assim…

Como tudo na vida tem um padrão, na indústria não seria diferente. Para os produtos saírem do jeito que o consumidor final precisa para o consumo, o pH da água deve estar adequado. Fique tranquilo, pois no próximo tópico ensinaremos a fazer sua medição.

Enquanto isso, aproveite para conferir sobre as automatizações nas estações de tratamento de água e entenda as mudanças que ocorreram nos últimos tempos e quais foram as transformações nas ETAs.

Como medir o pH da água?  

Após entender que o pH da água pode afetar sua produção e como as novas tecnologias do mercado chegaram para automatizar esse processo, está na hora de aprender a realizar a medição para que isso não seja um problema.

A concentração de substâncias químicas pode causar uma alteração na água e prejudicar a sua produção na totalidade. Por isso, é necessário monitorar essa variação para que você não seja prejudicado.

Sim, existem instrumentos que podem te ajudar! Acreditamos que você já deve ter ouvido falar, mas explicaremos de um jeito simples para que você saiba escolher produtos como este com mais facilidade.

Veja abaixo, sobre cada instrumento usado para controlar o pH da água:

  • Medidores de pH;
  • Tiras de testes;
  • Fotocolorímetros.

Cabe a você decidir qual se enquadra para a sua realidade. O ideal é ter o acompanhamento de profissionais da área, para que eles possam se aprofundar no problema que você enfrenta no momento.

medidor de pH

Quais são as consequências do pH da água alterado no ambiente industrial? 

Não há como negar as consequências de não realizar o monitoramento do pH da água em uma indústria. Então, isso pode afetar o produto final, e há sinais visíveis de que existe alteração e isso pode ser observado até mesmo no funcionamento dos seus equipamentos industriais.

Além disso, há um compromisso entre a indústria e o meio ambiente. É preciso realizar o descarte de efluentes industriais na natureza com o tratamento de água adequado, para não haver consequências na vida aquática ou até mesmo no solo.

Como você deve saber, existem fiscalizações na indústria pelo descarte incorreto. Cada processo fabril exige um componente químico diferente e, quando ocorre alteração no pH da água devido à mistura, essa interação pode ser prejudicial. 

Por isso, são colhidas amostras, destinadas para os setores de qualidade identificarem com antecedência, potenciais problemas por meio de qualquer alteração que prejudique as áreas internas e externas da indústria.

Como isso afeta os produtos da fábrica?

Alguns problemas, como a corrosão, são frequentes quando o pH da água está alterado. Isso afeta tubulações e equipamentos no ambiente industrial. E quem paga por isso é você, pois terá que investir em manutenção, aumentando os gastos da área produtiva.

De fato, não podemos esquecer das reações químicas que são sensíveis ao pH da água. Essas transformações danificam as propriedades físicas, prejudicando até mesmo sua resistência.  

Por fim, pode causar modificações no produto. Por exemplo, se é uma empresa que produz plástico, o material pode sair abaulado – uma estrutura com anormalidades visíveis.

Como minimizar os efeitos negativos do pH da água na área industrial?

Após entender os efeitos negativos do pH da água, use a tecnologia e o conhecimento a seu favor! Muitas vezes, ficamos presos a métodos antigos e sentimos medo de inovar. Porém, inconscientemente, isso pode prejudicar a produção.

Principalmente porque, com ações mais práticas, é possível flexibilizar algo que significa um grande esforço para os seus colaboradores. Sem delongas, vamos às alternativas que vão te ajudar, veja abaixo:

1 – Treine seus Colaboradores

Não adianta apresentar uma tecnologia nova aos seus colaboradores e não oferecer treinamento. Por isso, ofereça recursos para que seus funcionários dominem o que você está querendo implementar na sua fábrica.

Hoje, existem empresas como a BFilters, que fornecem uma consultoria especializada com profissionais renomados para que você e sua equipe tenham conhecimento sobre os principais processos de tratamento de água.

2 – Monitore o pH da água

Utilize equipamentos específicos para monitorar o pH da água, assim você tem o controle do que está acontecendo e consegue agir com mais assertividade para não deixar afetar a sua área produtiva.

3 – Interação de Produtos 

Como você percebeu no texto, existe uma ligação entre os componentes químicos. Por isso, ao escolher uma solução, considere a interação desses produtos para garantir o nível de pH da água ideal.

Percebeu como o pH da água é um fator que deve ser visto sempre? Será que existem outros assuntos que você ainda não sabe que precisam ser percebidos? Em nosso blog, mensalmente divulgamos conteúdos exclusivos sobre o segmento, para que você esteja à frente dos problemas.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para compartilhar com outros profissionais da área para que essa informação chegue a todos.