Veja o porquê a microfiltração é tão importante para eliminar as impurezas da água

A purificação da água é um processo que visa eliminar impurezas que tendem a se acumular em algum meio líquido. Sendo assim, a microfiltração é um dos métodos utilizados para a realização desse procedimento, eliminando outros componentes que são indesejáveis.

Para que a filtração da água ocorra, é necessário obter algum elemento filtrante, que nada mais é, do que um objeto pelo qual os resíduos serão retirados. Entre os mais utilizados atualmente estão as membranas, sendo mais conhecidas as de Microfiltração, Nanofiltração, Ultrafiltração e de Osmose Reversa.

Neste artigo que preparamos para você hoje, vamos te contar um pouco sobre cada uma delas e mostrar como a microfiltração pode agregar inúmeros benefícios em seu dia a dia.

Então, para saber tudo, continue a sua leitura e confira!

O que é a microfiltração e como ocorre o seu funcionamento?

Para realizar o processo de filtração, podemos contar com dois modelos de filtros, sendo eles os de membranas, que são compostos por uma fina camada porosa; e os de cerâmica, que são feitos com poros minúsculos em uma estrutura desse mesmo material.

O filtro, no entanto, deve ser limpo de forma periódica, para que todas as partículas acumuladas possam ser removidas, garantindo a eficiência da filtração e prolongando a sua vida útil.

Sendo assim, como citamos no tópico acima, utiliza-se a microfiltração para descrever um dos métodos da realização do processo de filtração da água por meio de membranas, que utilizam filtros com poros de tamanho de 0,1 a 10 mícrons para remover partículas e bactérias da água ou outros líquidos. Essa prática, em geral, é muito utilizada em aplicações de tratamento de água, indústrias farmacêuticas, alimentícias entre outras.

Portanto, como é considerada uma forma intermediária entre a filtração grossa e a ultrafiltração, o seu processo de funcionamento é bem simples. Dessa maneira, o líquido a ser filtrado, é bombeado através do filtro, onde as partículas e as bactérias presentes ficam retidas na superfície dentro dos poros.

Processo de filtração da água por membranas

Conheça outros métodos de filtração para o tratamento da água!

O que determina qual tipo de membrana se utilizará durante o processo de filtração é o tamanho do poro. Atualmente, além da membrana de filtração citada no tópico acima, podemos contar, também, com membranas de Ultrafiltração, Nanofiltração e Osmose Reversa. Conheça mais sobre cada uma delas!

Ultrafiltração

Em geral, as pessoas utilizam esse tipo de membrana em pressões acima de 10 bar. Sendo assim, a mesma ainda é conhecida como filtração molecular, com o foco em segregar substâncias de acordo com seu peso e tamanho.

Assim, usa-se a ultrafiltração para purificar e fracionar soluções que contenham macromoléculas. Dessa forma, há uma excelente eficiência na remoção de sólidos em suspensão, bactérias, vírus e outros patógenos.

Suas aplicações se estendem a pré-tratamento de água do mar, desmineralização e tratamento de efluentes.

Nanofiltração

Nesse processo ocorre a difusão de certas soluções iônicas, tais como sódio e cloretos. A sua pressão de operação está entre 5 a 35 bar. Sendo assim, a mesma conta com o um poder de remoção considerável, que atinge até mesmo Cálcio e Magnésio.

Esse método vem sendo cada vez mais procurado atualmente, estando presente nos seguintes segmentos: indústria farmacêutica, alimentícia, mineração, dessalinização e muito mais.

Osmose Reversa

Por fim, temos a filtração por osmose reversa. Este, é um processo que ocorre através de membrana semipermeável que retém o sal e componentes nocivos à saúde, permitindo apenas a passagem da água purificada.

A mesma apresenta poros menores, o que permite somente a passagem de micromoléculas, como as da água, sendo permeável para solvente e impermeável para solutos.

Utiliza-se muito esse método em tratamento da água, como em caldeiras de campos industriais, processo de dessalinização da água do mar e até mesmo no tratamento de águas residuais para reuso.

Banner guia de qualidade da água

Confira os principais benefícios da microfiltração no seu processo!

Com base no que lemos até aqui, ficou fácil de entender tudo sobre as membranas de filtração e qual delas se encaixa melhor no segmento em que você deseja aplicá-la.

No entanto, não podemos deixar de ressaltar alguns benefícios que podemos encontrar na microfiltração. Confira!

  • A microfiltração é capaz de remover partículas de bactérias de tamanho de 0,1 a 10 mícrons;
  • Possui uma grande capacidade de fluxo ao lidar com altas vazões, o que a torna adequada para aplicações industriais e comunitárias;
  • É um processo simples de operar; seus filtros, em geral, são fáceis de limpar;
  • Possui um baixo custo operacional se comparada a outras membranas;
  • Muito usada para remover microrganismos patogênicos de água e outros líquidos;
  • Preserva os nutrientes e minerais, diferente de outros processos de filtração.

Contudo, podemos afirmar que se você deseja garantir a melhor filtração dos seus efluentes, torna-se indispensável o uso de membranas durante esse processo. Então, se o que você deseja é saber tudo sobre a purificação da água, não deixe de nos acompanhar em nosso blog para ficar por dentro das melhores dicas.