Qual é o futuro da indústria de laticínios e como a qualidade da água pode influenciar?

A indústria de laticínios é responsável por liberar efluentes nocivos em escala global, afetando a biodiversidade terrestre. Desse modo, é essencial inserir mecanismos de enfrentamento contra esse problema industrial.

Isso porque, é utilizada uma alta escala de recursos hídricos, tanto para a hidratação dos animais quanto para a limpeza e processamento dos produtos, gerando problemas de escassez em diversas regiões do país.

Porém, de acordo com a pesquisadora Kennya Siqueira, da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), houve muitos desafios nos últimos anos, assim como quedas significativas do setor.

Pois, apesar do  recorde da safra de grãos, ainda há muitos desafios a serem trabalhados, para alavancar e destacar no cenário econômico. Então, reagir às mudanças e analisar o que é esperado. 

Além disso, não há como negar que as transformações trouxeram enormes desafios, desde guerra da Rússia e Ucrânia como também a COVID19. Infelizmente, não é um cenário muito animador para produtores e gestores.

Por isso, neste artigo vamos abordar estratégias para que a sua empresa se mantenha preparada em meio a essa crise que, infelizmente atinge a maioria dos setores.

Veja a importância da qualidade da água na indústria de laticínios 

Se você chegou até aqui, provavelmente já entende a importância da seletividade ao escolher equipamentos para tratamento de água. Dentro da indústria de laticínios não seria diferente.

Isso porque, se trata de produtos que são desenvolvidos para o consumo humano, e os processos, que devem ter um alto controle de qualidade em seus meios produtivos.

Veja abaixo, as razões da qualidade da água ser importante dentro de uma empresa:

Higiene

Esse tópico não é surpresa para ninguém: estamos falando da higienização do ambiente e instalações, impedindo o aparecimento de bactérias. Desse modo, é possível promover a qualidade e segurança dos produtos lácteos.

Processamento

Existem etapas de processamento e a água é utilizada em quase todos os mecanismos, como na pasteurização, fermentação e lavagens. Assim, eliminam-se possíveis contaminações sem afetar o produto final.

Controle de temperatura

A pasteurização e refrigeração, é outro processo que requer o uso da água de qualidade, pois, ele elimina completamente a presença de microrganismos e preserva as características do que está sendo produzido.

Normas e regulamentações

No tópico anterior, comentamos sobre os padrões de qualidade que uma empresa deve seguir, pois, a indústria de laticínios está sujeita a regulamentações rigorosas.  

Lembre-se que, ao utilizar a água sem o tratamento adequado dentro da área operacional, pode levar à quebra de regras e violações, ocasionando multas e danos à reputação da empresa.

Aproveite para entender a importância da potabilidade da água dentro da indústria, e veja as principais estratégias para proporcionar uma boa entrega aos seus consumidores.

produção-de-leite-na-fábrica
Produção de leite na fábrica

Quais são os principais impactos na produção de laticínios?

Um dos maiores desafios da indústria de laticínios, são os danos causados no meio ambiente, como as emissões do efeito estufa, como também, a perda da biodiversidade que são causadas pelo desmatamento.

Não podemos esquecer da mudança de consumo que as pessoas tiveram no decorrer do tempo. Estamos falando de consumidores mais interessados em saber como funciona cada meio de produção.

Por isso, é responsabilidade dos gestores adotarem medidas sustentáveis e eficientes para minimizar esses impactos negativos. As mudanças climáticas, são fatores que impactam diretamente a disponibilidade da água na produção.

Como também, pode haver variações na produção do leite, o que se torna prejudicial para o consumo humano e até à saúde dos animais, causando o aparecimento de doenças ou epidemias.

Portanto, é necessário implementar o uso de tecnologias para tratamento de água, como a membrana de osmose reversa e as resinas de troca iônica, para realizar o tratamento de água e fazer a gestão adequada de resíduos.

Como elevar a qualidade da água dentro da indústria?

Agora que você entendeu a importância da qualidade da água e os seus principais impactos dentro da área produtiva de uma indústria de laticínios, lembre-se que é essencial se adaptar a esses impactos.

Dessa forma, é possível alcançar o sucesso dentro da sua empresa. Por isso, a BFilters não mede esforços para caminhar com os seus ideais. E isso, porque oferecemos soluções personalizadas, garantindo qualidade e segurança em todos os nossos processos.

Esteja em conformidade com as regulamentações exigidas pelo governo, oferecendo a tecnologia no tratamento de efluentes, reduzindo o impacto ambiental causado durante o descarte. 

Caso você procure eficiência operacional, custo-benefício e sustentabilidade. Entre em contato conosco e se surpreenda com os produtos de alto padrão que oferecemos para a sua empresa.

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

Aproveite também e confira os conteúdos que preparamos mensalmente, para você se manter atualizado de todas as notícias relevantes do setor alimentício.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com os seus colegas e nos acompanhe nas redes sociais!