Conheça os impactos ambientais relacionadas à dureza da água

No contexto do aquecimento global, a dureza da água pode causar um grande impacto ambiental. Essas repercussões estão relacionadas às concentrações de minerais, especialmente, cálcio e magnésio.

Isso ocorre devido à sua passagem por rochas. Nesse processo, ocorre a dissolução dos componentes presentes nelas por causa da presença de metais. Esse fator influencia no surgimento de incrustações nos locais por onde a solução passa.

No contexto industrial, esse processo natural torna-se o principal vilão de caldeiras, torres de resfriamento e outros equipamentos presentes na área produtiva. Sendo assim, o tratamento da água é essencial para evitar problemas como esse.

Existem consequências que podem afetar significativamente o meio ambiente, na agricultura, na indústria e até mesmo nas infraestruturas urbanas. Confira o artigo completo que preparamos para você e veja como minimizar esses problemas.

O que é dureza da água? 

A presença de componentes químicos, torna o estado da água dura e pode trazer malefícios para a saúde humana, como também, para o meio ambiente. Isso acontece, devido à concentração de íons de cálcio e magnésio que são dissolvidos.

Contudo, apesar da presença de metais contribuírem para a dureza da água, como o ferro, esses componentes continuam sendo os principais responsáveis por esse aspecto, devido a sua concentração elevada.

Mas, é preciso entender que existem dois tipos de condições dessa solução, conhecidas como: temporária – que possui a presença de compostos químicos que podem ser facilmente removidos, através da fervura. E a permanente – que necessita de tratamentos específicos.

Como você pode perceber, a dureza da água pode ocasionar diversos impactos e formar depósitos minerais em encanamentos, como também, influenciar na qualidade para o uso industrial ou agrícola. 

O estado da água no contexto ambiental

No contexto ambiental, abordar o estado da água sob a ótica do ESG (Ambiental, Social e Governança) é fundamental. Por isso, considere as mudanças climáticas e tenha como objetivo a redução das emissões de CO2.

Contudo, é necessário adquirir práticas éticas e transparentes. Recomenda-se a adoção de tecnologias que atendam às normas, bem como o monitoramento constante desse recurso valioso.

Porém, quando falamos sobre a água dura – composta por componentes poluentes –, muitas vezes é negligenciada. No entanto, a gestão eficiente pode contribuir e elevar os resultados ESG de uma empresa.

Portanto, contribuir para a gestão sustentável é fundamental para uma economia verde. Isso se torna ainda mais relevante após adotar práticas operacionais e responsáveis.

agua-poluida
Água poluída

Quais são as principais consequências da dureza da água?

Após entender os impactos ambientais por causa da dureza da água, vamos apresentar suas principais consequências. Este fenômeno não apenas molda o modo físico-químico, como também afeta toda a fauna do ambiente.

A partir da compreensão desses efeitos, o estado da água torna-se decisivo para a preservação e promoção de práticas sustentáveis. Ao explorar as facetas que estão associadas a essa característica, é possível observar suas composições.

Veja abaixo, os principais fatores que estão associados à dureza da água:

Impacto na flora e fauna – Os íons presentes na água contribuem para a deficiência do crescimento da planta e, de acordo com o estudo as plantas não conseguem absorver todos os nutrientes.

Formação de depósitos minerais – Em leitos de rios e lagos, a presença da água dura contribui para a formação de depósitos minerais. Isso pode afetar os habitats em torno dele, como, de toda uma vida aquática.

Dificuldade na reprodução – Os organismos dependem de condições específicas para uma reprodução bem-sucedida, e mudanças na dureza da água podem impactar negativamente o processo.

Qualidade hídrica – A dureza da água torna-se imprópria para consumo humano, pois, altera o sabor e provoca um odor diferenciado.

Conservação aquática – Qualquer interferência no ciclo de vida aquática, pode afetar um ecossistema e desestabilizar uma cadeia produtiva.  

Em resumo, a natureza possui o seu próprio ritmo e quando um fator externo interfere no seu ciclo natural, pode desencadear outros problemas e provocar instabilidade na fauna marítima.

Veja as alternativas para impedir esses problemas

Existem soluções que podem auxiliar na redução da dureza da água. Ao usar os instrumentos certos, você garante mais assertividade, utilizando sistemas de filtração que contribuem para a eliminação de impurezas.

A resina de troca iônica, é um componente feito de material sintético composto por íons em sua superfície, reduzindo a presença de compostos químicos, devido a liberação de soluções que auxiliam no teor de cálcio e magnésio, diminuindo a dureza da água.

Agora que você já sabe qual recurso utilizar para evitar problemas ambientais, aproveite para se aprofundar em nosso blog e adquira mais conhecimento sobre o setor para que você seja um especialista de primeira.