Como a qualidade da água pode influenciar na produção de alimentos e bebidas?

Os fabricantes de alimentos e bebidas enfrentam um dilema constante: garantir que seus produtos atendam aos padrões mais rigorosos para a qualidade da água. Então, qualquer problema relacionado a sua eficiência pode trazer prejuízos significativos. 

Contaminações por bactérias, metais pesados ou produtos químicos indesejados podem ter impactos desastrosos. Por isso, é um recurso valioso possuir uma influência inegável dentro da área industrial.

Desse modo, é necessário investir em componentes que garantem a filtração e a purificação da água com maestria.

Então, para atingir o ápice do sabor do alimento ou bebida, existem soluções que podem proporcionar o equilíbrio que a sua empresa necessita. Por isso, decidimos elaborar um artigo completo para que você tenha as informações necessárias para atingir o resultado esperado.

A água como matéria-prima essencial para a indústria

A dependência da água como matéria-prima em todas as etapas de produção garante a segurança alimentar, bem como, a qualidade e o sabor dos produtos.

Pense na indústria de alimentos como se fosse um universo paralelo que depende de alguns meios para a sua sobrevivência. Em um setor de alimentos, ela é usada para hidratar ingredientes secos como farinha, sal e muitos outros.

Durante o processo de fabricação, como a panificação, a quantidade de água pode afetar diretamente a textura e a qualidade dos produtos finais, sendo necessário muita cautela nesse momento.

Inclusive, em muitas formulações de alimentos e bebidas, ingredientes como açúcares, espessantes e corantes, precisam ser dissolvidos. Pois, a qualidade da água influencia diretamente a homogeneidade e a estabilidade dessas soluções.

Por isso, nessa etapa, a higienização dentro da área produtiva é essencial para evitar a contaminação cruzada e garantir a segurança alimentar do consumidor final. Ou seja, essa solução é essencial em todas as fases de produção.

Em resumo, como a água é a principal matéria-prima de uma indústria, é necessário garantir todo o cuidado desde instrumentos para tratamento hídrico, assim como o manuseio correto desses materiais. 

Quais fatores podem interferir na qualidade da água?

Falar sobre a qualidade da água envolve questões sanitárias, especialmente na entrega do produto final. Então, o processo de produção deve ser realizado de forma cuidadosa para não afetar a área industrial.

Imagine uma fábrica de processamento de sucos que utiliza fontes duvidosas de água e não realiza o tratamento adequado? A chance de ela obter impurezas é grande, inclusive, pode conter o risco de contaminação.

Conheça os principais fatores que podem influenciar: 

  • Material orgânico;
  • Variações de temperatura;
  • Contaminações por bactérias.

Isso pode levar a ações judiciais e, pior ainda, à perda de confiança dos consumidores. Assim, a responsabilidade sobre prejuízos recai diretamente sobre a qualidade da água utilizada na produção.

Portanto, todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança alimentar e tratamento hídrico, evitando esses tipos de contaminação em seu produto. Atualmente, existem instrumentos que garantem a filtração e a purificação da água para que você não tenha problemas como esse.  

Como a água pode influenciar o sabor, aroma e textura de bebidas e alimentos?

Há diversos aspectos que podem influenciar diretamente nas características de alimentos e bebidas, que incluem o sabor, o aroma e a sua textura. E isso depende dos compostos químicos na produção e preparação.

Desse modo, a alta concentração de minerais como o cálcio e magnésio, permite que a água tenha um gosto diferente ou até amarga, enquanto soluções que possuem baixa mineralização, tendem oferecer um paladar neutro.

Como já mencionado anteriormente, o aroma é influenciado pela qualidade da água utilizada no processo industrial e quando possui impurezas, como compostos orgânicos ou cloro, podem mascarar os ingredientes da bebida.

Além disso, a temperatura da água durante o preparo, especialmente no caso de chás e cafés, pode afetar na liberação de aromas, ou seja, quando ela está muito quente pode resultar em extração excessiva de compostos indesejados.

Inclusive, a dureza da água pode afetar a sensação na boca, fazendo com que a sua textura seja mais pesada. É através dos sentidos que você consegue distinguir se a mesma é leve ou não.

Ao mesmo tempo em que na indústria de alimentos a água é usada para branquear os comestíveis, ela pode interferir na cor ou até mesmo no sabor.

Portanto, é preciso lutar contra a contaminação microbiológica para garantir que as bebidas atendam aos padrões de segurança alimentar. Afinal, isso pode resultar em problemas relacionados à saúde.

fabricacao-de-bebidas
fabricacao de bebidas

Conheça as práticas de fabricação que garantem a qualidade da água

Depois de entender os fatores que causam a contaminação da água, é preciso garantir a proteção para que não tenha uma contaminação cruzada, colocando em risco a segurança e a eficiência dos produtos.

Com isso, a gestão do consumo e tratamento adequado são práticas inteligentes para o setor, assegurando que os alimentos e bebidas atendam aos padrões exigidos pelos órgãos fiscais.

As membranas de osmose reversa são componentes que proporcionam a qualidade da água que você precisa, permitindo a eliminação de até 99% das impurezas presentes na solução.

Esse elemento garante a filtração e auxilia na separação de partículas dissolvidas dentro da água, permitindo que elas sejam sintetizadas com um material semipermeável, bem como as suas impurezas.

Esperamos que você tenha aproveitado o nosso conteúdo. Aproveite para conferir o nosso blog e descubra mais informações do segmento.